Coro da ACEL

Coro Feminino da ACEL

No ano de 1988, um pequeno grupo de mulheres, fundou o grupo com objetivo de unir o prazer de cantar e a preservação e divulgação da cultura com boa música.
Desde o início, o repertório sempre foi diversificado: músicas japonesas e brasileiras; internacionais; sacras e folclóricas.
Hoje, sob a regência da professora Miriam Hosokawa, possui 21 integrantes divididas em soprano, mezzo-soprano e contralto.
Participa ativamente de festivais de corais e eventos sócio-culturais na cidade e região.

 

Regente

Miriam Hosokawa é graduada e laureada no curso de Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Aluna de Walkyria Ferraz em Londrina, tem orientação fonoaudiológica da Dra. Sílvia Pinho e Dra. Caroline Meneses. Possui certificação Level 1 e 2 do Somatic VoiceworkTM – The LoVetri Method ministrado pela professora Jeannette LoVetri. Certificou-se no curso de Formação no Método Bertazzo na Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo. Aperfeiçoou-se em masterclasses com renomados professores como Denise Sartori, Martha Herr, Niza de Castro Tank, Inácio de Nonno, Jan Szot, Sherrill Milnes, Maria Zouves, Edinéia Oliveira, Saulo Vasconcelos e Marconi Araújo. Em 2001, venceu o I Concurso Nacional de Canto Lírico da cidade de Araçatuba – SP. Como cantora convidada, interpretou a canção ‘Briza do Sul’ acompanhada ao piano pelo próprio compositor Henrique Morozovics. Em 2005, interpretou a ária ‘In Trutina’ da ópera Carmina Burana de Carl Orff sob a regência do maestro Aylton Escobar. Cantou a peça ‘Asas Condenadas a Inventar Ressureição’ do compositor Heitor Oliveira em sua estreia mundial no ENCOM 2014. Paralelamente ao repertório lírico e de concerto, dedica-se também ao repertório de música vocal como soprano do Grupo Chorus, grupo vocal premiado no World Choir Games realizado na China em 2010 com 7 CDs independentes e 1 CD pela Tupi Records. Como cantora do grupo, apresentou-se em diversos espetáculos nos festivais do Brasil e em países como Venezuela, Colômbia, Uruguai, Chile, Argentina e Áustria. Desde 2013, é professora de canto na sede do próprio grupo e realiza a preparação vocal do mesmo. Em 2015 integrou como regente do projeto de educação musical através do canto coral ‘Um Canto em Cada Canto’ que envolve aproximadamente 900 crianças de 7 a 11 anos. Em 2017, assumiu a regência do Coro da ACEL. Neste mesmo ano, iniciou, juntamente com o Grupo Chorus, o projeto ECOAR de canto coral no bairro Campos Verdes, periferia de Cambé-PR. Em 2018, ministrou a oficina ‘O Canto e Seus Encantos’ na Igreja Batista de Londrina e o 1º Intensivo de Férias para Coro Juvenil, onde resultou na formação do Coro Filhos da Pauta. Estreou o recital ‘Quadros’ acompanhada pela pianista Ana Paula Miqueletti. Realizou a direção artística da cantata de natal 2018 do SICOOB – Tempo de Amar. No ENCOM 2019 – Encontro de Compositores – que acontece dentro da programação do Festival de Música de Londrina, interpretou um ciclo de canções de mestre Mário Loureiro, sendo ele o homenageado do encontro.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *